Livro: O Estranho Mundo de Tim Burton

agosto 11, 2013


O glorioso Timothy William Burton desde sua infância foi um garotinho tímido e solitário que já gostava de monstros e outras criaturas horripilantes, mostrando uma imensa criatividade mesmo quando pequeno. Nascido na Califórnia, em 1958, o jovem Tim transformava tudo o que via em algo a mais usando sua imaginação escandalosa.

Obcecado pelos clássicos de terror, aos treze anos começou a fazer curtas-metragens, resultado do que aprendia no Instituto de Artes da Califórnia. Mais tarde, com o curta Stalk Of the Celery Monster, começou a atrair a atenção da Disney Corporation dando início ao que se tornaria mais tarde uma carreira brilhante.

Paul A. Woods, com apoio da editora LeYa não poderia ter feito melhor. Juntou um pouco da biografia de Burton e também toda sua filmografia até o ano de 2010 e transformou em um livro com resumos, resenhas, fotografia e curiosidades sobre cada majestosa obra do cineasta.



Vincent (1982)

Uma das obras que eu mais gosto, particularmente, é Vincent, seu primeiro curta nos estúdios Disney. Vincent é um curta-metragem feito em stop-motion que fala da vida de um garotinho de 7 anos que assim como Timothy, era um tanto criativo e "perturbado". O menino sonhava em ser Vincent Price, um renomado ator de filmes de terror da época. Narrado pelo próprio ator, a história se passava no meio da imaginação da criança que tinha como autor favorito o Edgar Allan Poe, que a propósito é meu autor favorito também.

Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice - 1987)

Quem não conhece essa deliciosa comédia fantasmagórica? Resumidamente falando, o enredo se baseia na história de dois casais mortos recentemente que contratam um bio-exorcista conhecido como Beetlejuice no intuito de expulsar os novos proprietários da residência. O filme fez tanto sucesso que virou desenho animado em 1991 e que durou quatro temporadas.

Edward Mãos de Tesoura (1990)

Criado como uma fábula de Natal, Edward foi post à imagem de Burton como um garoto excluído e desajustado que não conseguia tocar em nada por possuir mãos de tesoura, como diz no título. Quando foi descoberto, Ed foi morar com a família de Peg, uma senhora que não conseguiu abandoná-lo sozinho. Aos poucos aquele jovem estranho foi conquistando toda a vizinhança chegando a causar inveja em alguns e a derreter o coração da filha de Peg, Kim. O filme foi o primeiro que contou com a participação do lindíssimo e ilustríssimo ator Johnny Depp.

O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas - 1992)

O filme conta a história de Jack Skellington, um homem esqueleto que vivia na cidade do Halloween junto com várias criaturas monstruosas onde assustar era o lema. Um certo dia, Jack vai parar na cidade do Natal, se encanta com o que vê e decide capturar o papai noel para poder tornar-se o próprio. Um romance tão fofo como os personagens que o compõe trás consigo uma bagagem de alegria e terror, fazendo a mesclagem perfeita.

A Noiva Cadáver (Corpse Bride - 2005)

Finalmente o meu longa em stop-motion favorito! Um filme com um cenário gótico-vitoriano que você se apaixona à primeira vista. Conta a história de um jovem, Victor que é obrigado a se casar com a jovem Victória para que se ergua a posição econômica de ambas as família, ou ao menos era esse o intuito. Um dia, nervoso decide fugir do ensaio da cerimônia e sem perceber se casa com Emily, uma garota-defunta que foi traída e assassinada por um homem que queria tomar o seu dinheiro. Recém-casados, Victor e Emily vão ao mundo dos mortos no qual passam por várias aventuras até conseguirem voltar para a Terra para que Victor possa finalmente se casar com Victória. A última cena é tão bonita que não sei nem como descrevê-la.

Este livro é sem dúvida, um objeto de desejo de todos os fãs do diretor! Todo bem escrito, com uma diagramação é toda feita ao estilo Tim Burton e cada capítulo, além da presente filmografia, possui histórias e entrevistas relacionadas à carreira do diretor. Sem dúvidas um dos meus livros favoritos!

Claro, ainda faltam alguns, ou melhor, vários filmes a serem falados, mas só vai ter esse gosto quem puder ler o livro e ver os filmes. Desfrutem dessa grandiosa obra que nos deixa de legado a filmografia do que ao menos para mim é o melhor cineasta de todos os tempos! Ah, deseja comprar o livro? Clique aqui e dê uma olhada.


9 Comentários:

  1. Amei o post, ele realmente é genial, assisti poucos filmes dela, mais o meu favorito é Edward mãos de tesoura, assisti muito na sessão da tarde quando criança KKK Isabela Carolino/Trendy Jersey - http://jerseytrendy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim isa, ele é genial haha que ótimo que gostou do post ;)

      Excluir
  2. Nossa luiza, gostei do seu post, super interresante!
    Parabéns pela postagem! Tenho um blog também, se puder dê uma olhada http://feninas.blogspot.com.br/ Obrigada! :)
    Seguindo aqui linda!
    Beiks.

    ResponderExcluir
  3. amor de Tim Burton! <3

    xx

    cabecanasnuvensz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Desses eu assisti Edward Mãos de Tesoura, O estranho mundo de Jack e A noiva cadáver..muito amor principalmente com os dois últimos
    Beijos

    http://imaginebelleblog.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/blogimaginebelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico a você que veja todos os que citei <3

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Diga-nos o que achou do post.