Feminismo, feministas de facebook e uma aula de termos

janeiro 12, 2016

Foto: Stellar Leuna

Por mais que uma discussão acerca deste tema possa estar completamente batida, sempre me deparo com algumas - muitas - pessoas que ainda sabem muito pouco sobre. Por isso também o termo feministas de facebook. Não é para soar ofensivo, caso se sinta ofendida(o), é apenas para dizer que muita gente entra na onda do que lê nas redes sociais e, ou se contenta só com o mínimo de informação que encontra ou encontra algo completamente o contrário do que essa ideologia realmente se trata e, a partir daí começam as discussões. 

Gostaria poder ajudar a esses e outros que simplesmente não sabem mesmo, a entender melhor para que uma verdadeira opinião seja formada a partir daí. Pode ser que esse post fique confuso mas tentarei explicar tudo o melhor possível e com poucas palavras. Claro que aqui falta MUITA informação mas vim apenas dar um empurrãozinho. Não farei nenhuma enciclopédia feminista aqui, escreverei apenas o essencial, portanto se faltar algo que queiram saber, só me perguntar!

Significado: segundo o site Dicio, o feminismo é uma ideologia que defende a igualdade, em todos os aspectos (social, político, econômico), entre homens e mulheres.
Como surgiu: é bem difícil falar do assunto como se houvesse uma linha do tempo 100% correta, afinal, foi evoluindo ao londo da história com vários acontecimentos, sejam eles pequenos ou grandes. 



Ao longo dos anos, no ocidente, houveram milhares de mulheres que se rebelaram contra sua condição e muitas vezes pagaram com a própria vida. A começar pelo Tribunal da Santa Inquisição da igreja católica que por muito perseguiram mulheres que contradiziam os dogmas por ela pregados. 

O movimento tomou forma mesmo no século XIX, na Inglaterra quando mulheres se juntaram e rebelaram em busca dos seus direitos. Sua primeira conquista foi o direito ao voto - 1928, Reino Unido. O grupo foi denominado sufragistas e promoveram várias manifestações, chegando até mesmo a serem presas - algumas delas.

Mais tarde, nos anos 60, enquanto nos EUA o movimento hippie estava em ascensão com seus ideais que contrariavam os valores morais e de consumo daquela época, surgiu o primeiro debate: a pílula anticoncepcional, que por muito revolucionou a questão do poder de escolha  das mulheres. Já na Europa, que estava sofrendo uma revolução também - no caso, musical -. Betty Friedan, uma ativista feminista norte-americana, lança o livro A Mística Feminina que por muitos é considerada a bíblia do feminismo. Desde então em vários pontos do globo foram surgindo grupos e mais grupos de mulheres que defendiam nada mais nada menos que a igualdade de direitos entre homens e mulheres.

Feministas não são aquelas que deixam os pelos das axilas grandes - só deixa quem quer, seja feminista ou não. Feministas não querem ser superiores aos homens.



Por essa dúvida de conceitos, lá vai uma aula de termos:
Sororidade: união entre mulheres que visa romper com o estigma de rivalidade
Empoderamento: aquisição de meios para combatermos a opressão.
Machismo: considerar a mulher inferior ao homem.
Patriarcado: de onde vem o termo machismo. Questões na história que superiorizavam o homem em relação à mulher.
Cis: pessoa que se identifica com o gênero a que foi designado ao nascer.
Trans: pessoa que não se identifica com o gênero a que foi designado ao nascer.
Sexismo: movimento que privilegia um gênero em relação ao outro - feministas NÃO são assim.
Misoginia: repúdio ao gênero e/ou orientação sexual e, muitas vezes, é ligado também à violência contra a mulher.
Misandria: repúdio ao sexo masculino e, muitas vezes, é ligado também à violência contra o homem.
Femismo: comportamento que coloca a mulher como superior ao homem.
Ainda está na dúvida do que é o feminismo ou se você se considera uma feminista? A Cynthia Semíramis criou um teste para que isso seja resolvido rapidamente:

1. Você concorda que uma mulher deve receber o mesmo valor que um homem para realizar o mesmo trabalho?
2. Você concorda que mulheres devem ter direito a votarem e serem votadas?
3. Você concorda que mulheres devem ser as únicas responsáveis pela escolha da profissão, e que essa decisão não pode ser imposta pelo Estado, pela escola nem pela família?
4. Você concorda que mulheres devem receber a mesma educação escolar que os homens?
5. Você concorda que cuidar das crianças seja uma obrigação de ambos os pais? ?
6. Você concorda que mulheres devem ter autonomia para gerir seu dinheiro e seus bens?
7. Você concorda que mulheres devem escolher se, e quando, se tornarão mães?
8. Você concorda que uma mulher não pode sofrer violência física ou psicológica por se recusar a fazer sexo ou a obedecer ao pai ou marido?
9. Você concorda que atividades domésticas são de responsabilidade dos moradores da casa, sejam eles homens ou mulheres?
10. você concorda que mulheres não podem ser espancadas ou mortas por não quererem continuar em um relacionamento afetivo?
Se a sua resposta for sim, já sabe o que significa!



Ah, e quem é a Simone de Beauvoir que apareceu na prova do ENEM? Ela era uma francesa, escritora, ativista feminista e várias outras coisas. Escreveu o livro O Segundo Sexo, também muito importante no desenvolvimento dessa ideologia mas que fica para um próximo post, quem sabe.
Espero ter ajudado! Não seja uma feminista de facebook, seja uma feminista de verdade! (E aí sim poste o que defende nas redes sociais.)

16 Comentários:

  1. Adorei o post, e para quem ainda não conhece acredito que tenha sido muito esclarecedor.
    Ás vezes me deparo com certas perolas nas redes sociais que nada mais é do que falta de conhecimento.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
  2. Haha pois é! É cada pérola que a gente vê que não custa nada esclarecer kkk beijos

    ResponderExcluir
  3. Tu ajudou e esclareceu, todo mundo tem que conhecer isso e muito mais. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Quem sabe a partir daqui a curiosidade de quem leu não aumenta, certo? Que ótimo que consegui ajudar!! Beeijo

      Excluir
  4. Menine, cê arrasou no post, explicou nas melhores palavras possíveis o que é ser feminista, de verdade, hoje em dia é tanto vitimismo na internet (por coisas idiotas) que as pessoas confundem pelo que e pra quem o feminismo luta, é tanta "feminista" que acha certo atitudes machistas como pagar mais barato numa festa ou deixar a conta para o homem... Acho que existem muitas pessoas que são sim feministas e nem sabem devido a tanta imagem diferente vinculada ao nome do movimento

    http://pinkisnotrose.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que otimo que tenha gostado :D E pois é, é muita coisa errada sendo disseminada. Temos que ir atrás de mostrar o que é certo :D Vou visitar o seu blog <3

      Excluir
  5. Eu acredito que estamos numa fase muito importante onde estamos falando sobre o feminismo e estamos incomodando. É um primeiro e pequenino passo, mas com o tempo e a nossa persistência e força, mas pessoas vão tomando consciência. O que mais me entristece em toso esse processo é ver mulheres levantando a bandeira de que não precisam do feminismo, ou que não sofrem com o machismo. Quero entender o que passa na cabeça delas... o.O

    Bjim!
    www.nataliadasluzes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, aos poucos todos entenderão o verdadeiro significado do feminismo! Pelo menos espero...

      Excluir
  6. Feminismo é uma palavra que deveria ser mais ensinado na escola, pois as mulheres tem medo dele. Amei seu post, uma vez fiz um ensaio fotografico na faculdade sobre feminismo, ficou legal.
    bjs
    radior7.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Depois me envie por email o seu ensaio, se quiser. Quem sabe não aparece aqui no blog?

      Excluir
  7. Ola! Gostei do seu Blog e tenho um Artigo para colaborar no seu Blog, faço divulgação na minha rede +2 milhões de acessos e te dou Link do meu blog. Não cobro! O que peço em troca peço é um link dentro do artigo para meu blog. Quer receber uma proposta para avaliação?
    prof.rosioliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Gostaria de ler esse seu artigo. Se puder encaminhar para o meu email (fica na categoria de contato ali em cima). Grata!!

      Excluir
  8. Amei, realmente as pessoas precisam entender que feminismo é a luta por igualdade e liberdade de escolha, não queremos ser superiores aos homens, e você não precisa deixar de gostar de um por ser feminista! As pessoas deveriam compreender isso, e seu post foi ótimo para isso!
    Parabéns pelo blog, beijos :*

    alehelenaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Sempre bom mantermos tudo bem esclarecido para que não hajam desentendimentos. Obrigada :D

      Excluir
  9. Adorei o post! Seguidamente vejo gente buscando algum texto bem introdutório pra mandar pra alguma amiga que está querendo conhecer o feminismo. Vou deixar o seu guardadinho aqui pra poder mandar na próxima vez ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que ótimo :D indique mesmo! Obrigadinha rs

      Excluir

Diga-nos o que achou do post.