Black Mirror: 5 razões pelas quais a série se tornara um fenômeno

dezembro 09, 2016

Black Mirror Netflix
Foto: Reprodução
Black Mirror foi lançada em meados de 2011 mas só agora, com o lançamento da terceira temporada, se tornara um fenômeno mundial. Assim como Game Of Thrones, The Walking Dead, Sense8 e outros, ela tem garantido seu lugar na lista dos favoritos de muitas pessoas. Por essa razão, listei o que vejo como atrativo e o que vejo como diferencial. Eu mesma resolvi assisti-la apenas esse ano e percebi que já deveria ter visto há muito tempo - ou não, talvez não  estivesse pronta para tamanha perplexidade.

Original Netflix

A Netflix têm fortalecido o seu nome ao produzir séries de grande qualidade e que atraem todo e qualquer tipo de público. Como por exemplo com Orange Is The New Black, Narcos, Stranger Things e Sense8, que são propostas totalmente diferentes e mesmo assim, grandiosas. Com essa nova visão que a Netflix criou de si, o público já olha para as produções autorais com outros olhos, criando uma grande expectativa. (Talvez tenha sido esse o problema de 3%).

Black Mirror Netflix
Foto: Reprodução

Produção impecável

Nem preciso falar muito, não é mesmo? O elenco e sua respectiva atuação são impecáveis, como se tivessem nascido para o papel - ou eles possuem um dedo bem afiado para escolher. Os recursos visuais são incríveis, figurino e tudo mais. Cada decisão fora minuciosamente perfeita para os respectivos episódios, principalmente a dos roteiros.

Tecnologia: controle ou submissão?

O que mais me fascina na série é a forma como ela mostra o desenvolvimento tecnológico. E isso me faz questionar já sobre os dias atuais: quem está no comando? Nós ou nossas tecnologias? Quem se submete a quem? A resposta é óbvia e só não vê quem não quer. E esse é o caminho perfeito para a autodestruição.

Black Mirror Netflix
Foto: Reprodução

Psicologia desestabilizante


Desde o primeiro episódio da primeira temporada, nota-se uma certa agonia causada no público. Seja pelo ocorrido lá ou seja pelo impacto que isso causa no interior de cada um. É fato que essa série mostra como nos tratamos mutuamente - claro, que de maneira exagerada - e mostra muito bem quais são as consequências disso. Ela mostra o lado obscuro do ser humano e do que ele é capaz, do que somos capaz e ainda não nos demos conta. Talvez ela seja apenas um ponto de vista, ou talvez seja de fato uma previsão.


Atemporalidade

A maioria das pessoas têm dificuldades em assistir séries nas quais os episódios não são sequenciais, inclusive eu. Essa foi uma decisão arriscada, mas que deu certo. Se a série tratasse de uma única história e a desse sequência, como muitas séries por aí, perderia o seu foco e começaria a produzir, por produzir, para manter o sucesso e ganhar uma grana, como é o caso de Supernatural. Esse método faz com que ela trate do mesmo tema, em sua maioria, mas de maneiras diferentes, tocando na ferida de diversos tipos de pessoas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Diga-nos o que achou do post.